Vai viajar neste Carnaval? Veja algumas dicas de segurança

carnaval-blog

O Carnaval está chegando e, com ele, muitos planos de viagens. Mas, antes de cair na estrada com a família, é importante ficar atento a algumas dicas de segurança. Respeitar os limites de velocidade, cuidado redobrado nas ultrapassagens e fazer a revisão completa do veículo são algumas das orientações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Confira, abaixo, uma lista de cuidados que quem pretende viajar neste Carnaval deve ter.

1 – Cuidados mecânicos – O ideal, antes de uma viagem, é levar o carro ao mecânico, assim o especialista poderá verificar todos os itens imprescindíveis para o correto funcionamento do carro. Níveis de óleo do motor e fluídos de freio, além de calibragem dos pneus e seu estado de conservação são pontos importantes para checar e evitar um acidente.

2 – Velocidade – Respeite os limites de velocidade estabelecidos para uma via, e obedeça as placas de sinalização; onde não existir sinalização ou se ela estiver prejudicada, mantenha a velocidade compatível com as condições da via.

3 – Pneus – Não se esqueça de incluir o estepe na inspeção. No caso de haver uma ou mais bolhas, substitua imediatamente a unidade: é um indicativo de dano estrutural irreversível na carcaça, havendo sérios riscos de explosão, principalmente na estrada.

4 – Triângulo, macaco e chave de roda – Não confira apenas se os itens estão no carro. Faça uma checagem de funcionamento

5 – Ultrapassagem - Ultrapasse sempre pela esquerda e apenas em trechos permitidos. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar. Atenção ao ultrapassar ônibus e caminhões..

6 – Fluidos – Na estrada, o motor é submetido a um esforço maior que no ciclo urbano. Por isso, é importante checar o nível, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há mal em adiantá-lo.

7 – Cinto de segurança – Nunca é demais lembrar que, além de seu uso ser obrigatório, os cintos de segurança são indispensáveis para diminuir os efeitos nocivos em caso de acidente.

#Boa Viagem #Explog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 + três =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>